O que você não sabia sobre Cutículas

Embora você possa lembrar das suas cutículas apenas quando você vai a uma manicure, elas não estão apenas ocupando espaço nas suas unhas. Elas têm uma função e precisam ser tratadas com cuidado e atenção.

Suas cutículas são parte da sua pele. Elas ficam no topo da matriz de crescimento das unhas, que é a parte das unhas que cresce, são como uma barreira ou uma proteção dessa matriz.

Para manter essa proteção forte, siga algumas dicas.

Não corte suas cutículas

Os dermatologistas dizem que não há boas razões para cortar as cutículas. Cortá-las poderia abrir a porta para alguma infecção ou irritação. Ao remover a cutícula, esse espaço está aberto, e qualquer coisa pode penetrá-lo. Cortar suas cutículas também pode levar a problemas de unhas, como manchas ou linhas brancas.

Vale saber que desenvolver uma infecção bacteriana na região da cutícula pode dificultar o crescimento da unha, além de causar dor, alertam dermatologistas.

Nas cutículas use palito de laranjeira

Se você quiser fazer suas unhas parecerem mais longas, você pode empurrar suas cutículas gentilmente para baixo com um palito de laranjeira, que são de madeira.

Especialistas alertam que as cutículas não devem ser cortadas. Algumas pessoas que fazem as unhas regularmente têm medo de parar, porque temem que suas cutículas cresçam, dando às mãos um olhar antiestético. Os especialistas dizem que isso simplesmente não vai acontecer, e trocar os cortadores de cutícula para um palito de laranjeira é uma decisão inteligente.

Cutículas sempre hidratadas

Embora as cutículas não pareçam macia como a pele macia do resto de suas mãos, elas são compostas principalmente de pele, por isso é essencial mantê-las hidratadas.

As cutículas ficam secas, racham e descascam assim como a pele faz. É importante usar um bom hidratante, próprio para as cutículas. Qualquer creme hidratante para a pele funcionará bem. Quando você passa-lo em suas mãos, lembre-se de esfrega-lo nas cutículas.

A maioria dos dermatologistas recomenda produtos hidratantes espessos, como pomadas ou cremes, para obter os melhores resultados. Alguns recomendam vaselina como uma maneira barata de cuidar das cutículas. Mas alguns médicos dizem que usar um produto como a vaselina durante todo o dia nem sempre é prático, então, escolha outras alternativas quando estiver praticando suas atividades diárias. Lembre-se que quanto mais frequentemente você lubrifica as mãos, incluindo as unhas e as cutículas, melhor elas serão.

Cuide das cutículas inflamadas

Muitas pessoas procuram seu dermatologista quando desenvolvem uma mancha dolorida e avermelhada em torno das unhas ou cutículas causadas por uma infecção da pele chamada paroníquia.

Os especialistas afirmar que muitas vezes, os pacientes apresentam o problema depois de visitarem um salão de manicure e terem as cutículas manipuladas de forma agressiva. Há casos em que o uso de antibióticos é necessário.

Proteja as cutículas nos afazeres domésticos

As mãos, as unhas e as cutículas podem ficar secas quando se lava frequentemente louças e roupas e com o uso do removedor de esmalte contendo acetona. Assim, os especialistas recomendam calçar luvas ao fazer os serviços domésticos e usar removedor de esmaltes sem acetona.

Nunca coloque as cutículas na boca

Sua boca é uma área suja, e a saliva tem uma enzima que quebra a pele. Por isso é possível pegar uma infecção ao machucar a cutícula mordendo-a.
Então, se você tem o hábito de morder suas unhas ou ficar mordiscando suas cutículas, trabalhe para eliminar esses hábitos a fim de deixar suas mãos mais bonitas e saudáveis.